Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

Para se apaixonar

Relógio Astronômico, Cidade Velha
Praga é, certamente, dentre as três cidades visitadas da Europa Central, a que tem mais apelo turístico. Não à toa. A cidade é realmente linda, com prédios históricos por todos os cantos, pontes – especialmente a Ponte Carlos – que chamam a atenção de longe, parques amplos e altos, castelos, igrejas, lojinhas de souvenirs, ruas exclusivas para pedestres etc. Uma infinidade de coisas para descobrir a pé, e mais tantas outras a algumas estações de bonde.

Não é preciso se intimidar com o tcheco, língua bem estranha aos nossos ouvidos, acostumados que estamos às línguas latinas. Se não há nenhuma tradução em inglês nas placas ou nos restaurantes, os habitantes da cidade vão se esforçar para explicar o que for preciso, em inglês bem melhor do que a média dos brasileiros. Se porventura algum tcheco em algum lugar não falar inglês, ainda assim não se preocupe: eles são simpáticos o suficiente para se comunicar por meio de gestos. 




Malá Strana e o Castelo de Praga vistos da Ponte Carlos

Cheguei a Praga numa tarde e, no primeiro passeio pela cidade, já fui me apaixonando por ela. Inevitável. Os primeiros passos pela Cidade Velha já me mostraram que aquelas ruazinhas tortuosas, aqueles prédios antigos, aquelas pontes todas seriam inesquecíveis. Para completar, Praga ainda me reservou uma bela surpresa: neve. Até então, o frio havia sido moderado. Lá, fez um frio daqueles (-12ºC) e, num dia, caiu uma pequena nevasca em toda a manhã, deixando as ruas macias pela neve fofa, aqueles montinhos brancos gostosos de pegar na mão e a paisagem linda para muitas fotos.

Multidão de turistas na Ponte Carlos

Praga merece muito tempo para ser descoberta. Se tiver como ficar um mês, fique um mês. Se estiver com viagem marcada para outros lugares, reserve ao menos 5 dias, como eu fiquei, para o basicão na cidade. Se for no verão, passeios fora da cidade são bem vindos, mas no inverno basta a capital tcheca. Suba o Monte Petrín, vá ao Josefov (bairro judeu), perca-se nas ruas da Cidade Velha (Staré Mesto), da Cidade Nova (Nové Mesto) e da Cidade Pequena (Malá Strana).

Charmosos prédios da Cidade Velha

Nos restaurantes, aprecie uma cerveja excelente, provavelmente feita por eles mesmos, e se delicie com a cozinha regional (saborosa, mas bem pesada). Não deixe de provar o goulash, o melhor dentre as três cidades. Enfim, há muito a ser aproveitado na capital da República Tcheca.  

Praga vista da Torre do Relógio

Nenhum comentário: