Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cachoeira da Fumaça

O passeio mais pesado que fizemos, na Chapada Diamantina, foi para a Cachoeira da Fumaça. Por causa do mau tempo, cancelamos o passeio para a Cachoeira do Sossego, que -- segundo quem já foi -- é mais puxado ainda. 

*

A subida para a Fumaça tem duas partes: na primeira, que leva cerca de 1 hora, é uma subida íngreme e, portanto, bastante cansativa. A distância não é tanta, mas uma hora de subida insistente é realmente para tirar o fôlego. A segunda parte é bem mais tranquila, e leva também 1 hora: por um caminho plano, andamos até chegar à queda de impressionantes 380 metros de altura. 

Dados da trilha
A queda tem esse nome, Cachoeira da Fumaça, justamente pelo tamanho. De tão grande, raramente a água alcança o chão. Normalmente, acontece isso que se vê na foto abaixo: a água evapora! Como fomos em um dia de muito vento (um frio danado e uma chuvinha insistente), a queda só alcança os primeiros metros. Em seguida, a água toda subia, como uma cortina de fumaça, provocando um espetáculo maravilhoso...

Água da cachoeira subindo como fumaça
Localizada num cânion no Vale do Capão, dá vertigem só de pensar em chegar perto do precipício que se encontra ali embaixo. Como a natureza é perfeita, ela colocou ali, ao ladinho da queda, uma pedra bem firme para deitarmos e podermos visualizar a impressionante cachoeira. 

Deitado na pedra pra ver a queda
O medo não vai embora. Mesmo sabendo que a pedra é firme, que ela não vai cair, e que estamos deitados (normalmente, alguém ainda segura nosso pé por segurança), a vertigem é grande só de olhar lá pra baixo. Então, dá bem para compreender por que a água não chega até o chão: são, afinal de contas, 380 metros! Ao longo do paredão, incrivelmente, vemos várias pequenas quedas d'água, lindas, que enfeitam ainda mais a parede de rocha. 

A visão que temos quando deitados na pedra

Nenhum comentário: