Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A história do voo para Berlim


Depois de anos, comprar novamente passagens da EasyJet faz relembrar as pendengas e os apertos de viagens pela Europa naquele ano 2008/2009. A empresa trabalha com a política de voos muito baratos para vários destinos, o que é muito bom para economizar. Mas se você perder o voo ou quiser algum conforto a mais, o preço vai lá nas alturas. A economia é: carregar apenas bagagem de mão, se debater entre todos os passageiros para conseguir lugar bom no avião e não ganhar nem uma barrinha de cereal durante o voo.

Como a passagem de avião era muito mais barata do que de trem, comprei Paris - Berlim. E o despacho de uma bagagem. Dia da viagem: 06 de fevereiro, final da tarde. Estávamos no centro de Paris e nos atrasamos durante o almoço... era para sairmos da casa da Elis às 15h, mas saímos apenas às 15h30. Como o voo saía de Orly-Sud, teríamos que atravessar a cidade (de metrô e ônibus) para chegar no aeroporto e passar por todos os procedimentos de embarque. Somente pouco antes de sairmos, percebi que o voo estava marcado para 20 minutos antes do que eu imaginava. Ou seja, estávamos muito atrasados

Correria pelos metrôs: sobe escada, desce escada, pega o metrô, faz baldeação. Chegamos, exaustos, em Denfert-Rochereau para pegar o OrlyBus. O ônibus estava lá, saindo... corremos pela praça e conseguimos pegar o ônibus. Isso tudo com uma mala de 20 kg na mão. Chegamos no aeroporto exatamente às 16h30 (o voo saía às 17h10). Corri para o monitor e vi que o embarque estava acontecendo! Nova correria até o check-in. Fila. Falo com um funcionário: "Madame, seu check-in fechou há 4 minutos". E agora? "Corre ali no guichê 90". Não quis saber se havia alguém na fila, falo direto com o funcionário, que fica desesperado e, às pressas, despacha a nossa bagagem. Aviso: embarque imediato no primeiro andar. 

Bagagem despachada, basta entrar, certo? Errado. No primeiro andar, para passar pelos procedimentos de segurança, uma fila de perder o fôlego. "Se perdermos o voo, pelo menos a bagagem vai"... e adivinha quem disse isso? Vou lá na frente na fila e falo com a funcionária, explico que o embarque do meu voo estava acontecendo, que eu estava atrasada etc. Ela pensa dois segundos e diz: "Ok, pode passar". Ufa! Passamos por aquela fila e... encontramos outra. Agora não há nada o que fazer, apenas esperar. 10 minutos sagrados ali. E passamos pelo detector de metais: tira casaco, computador, bota, documentos. Agora, recoloca tudo no lugar. Saí correndo e olhei novamente no monitor. Embarque encerrado. P*** que te parió, pensei. Saio, novamente, correndo pelo aeroporto e, finalmente, encontro o portão de embarque. Os últimos, exaustos. Só disse: Désolée, sei que estou realmente muito atrasada... a funcionária fez uma cara e passamos. Quando entrei no avião, sequer conseguia acreditar que estava ali. 

Nenhum comentário: