Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Berlim

Bradenburger Tor
Ficamos em Berlim 5 noites. Conseguimos, nesses dias, andar por Mitte, o centro da cidade. No entanto, pouco vimos dos bairros e pontos menos centrais além do Tiergarten. Não que não valha a pena. Para conhecer bem Berlim, talvez fosse necessário ficar lá ao menos uma semana, andar pelos bairros e conhecê-los mais de perto, além de poder desfrutar melhor o centro da cidade. 

Na ilha dos museus, são tantas as opções que fica difícil escolher. No escuro, optamos pelo Altes Nationalgalerie, de arte dos séculos XVII a XIX. Mas havia outras ótimas opções ali pertinho. E, se tiver tempo, há a opção de pagar pelo passe dos museus, que vale três dias. 

Tiramos um dia para visitar Potsdam, na região metropolitana de Berlim, e o castelo de Sans Souci (residência de inverno de Frederico, último rei da Prússia). O parque é lindo. Reconheço, assim como o Tiergarten, que na primavera e verão aquilo deve ser realmente maravilhoso. Mas no inverno há um toque muito especial com a neve cobrindo os caminhos e seus lagos e rios todos congelados. 

Imagino que visitar a cidade no verão seja outra coisa, totalmente diferente do que vimos no inverno. Outros tons, outra movimentação, outra energia. O inverno, no entanto, oferece uma sensação muito especial, com a qual realmente não estamos acostumados. Poder caminhar sobre um rio congelado ou ver as ruas todas branquinhas de neve é sempre muito bonito. 

Nenhum comentário: