Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uma previsão para Roma

Cartaz colado na porta de uma loja em Roma

A região da estação Termini não é a melhor de Roma. É, no entanto, a mais prática. Dali saem praticamente todos os trens, o ônibus para o aeroporto, é onde as linhas A e B do metrô se cruzam e várias linhas de ônibus passam por lá. Por isso, já optei por ficar hospedada ali por duas vezes, das três em que estive em Roma. Nessa região estão instaladas várias lojas de chineses; é, aliás, uma região tomada pelos orientais.

Um dia antes de virmos embora, notamos que várias dessas lojas estavam fechadas e com cartazes explicativos. Ou estavam fechadas por motivos pessoais, como essa da foto acima, ou estavam fechadas por férias. Começamos a estranhar essa repetição e começamos a elaborar hipóteses. Foram muitas: uma máfia comandava a região e estava ameaçando-os; as lojas eram divididas em duas facções, uma delas ameaçou a outra; souberam de antemão que haveria batida policial e resolveram fechar as portas por um tempo para despistar... enfim, as ideias mais mirabolantes passaram por nossas cabeças.

No dia 11, andando pelas redondezas, cedinho, uma senhorinha parou, leu um dos cartazes, riu e comentou rapidamente com a gente: "Eles estão com medo do terremoto!"... e saiu rindo. Somente então, já no hotel, eu li a notícia de que havia uma previsão de um terremoto em Roma no dia 11/05, que destruiria o Coliseu e a Basílica de São Pedro, largamente divulgada dias antes pela imprensa nacional. Com essa previsão, parte dos chineses fechou suas portas e foi para longe da capital.

Enfim, o terremoto não aconteceu (curiosamente -- e infelizmente -- aconteceu na Espanha) em Roma. Andamos pela cidade ainda durante grande parte do dia, antes de embarcarmos de volta para o Brasil. No aeroporto, pegamos um jornal italiano. Nele, então, notamos que havia várias notícias sobre a previsão, as crenças populares nessas informações, a opinião dos especialistas etc. Foi, realmente, um fato notável para os romanos.  

Nenhum comentário: