Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lista

Perto de algumas pessoas, eu não tenho muitas viagens na bagagem. Mas no embalo dos 10 mais, resolvi fazer uma seleção dos 10 lugares mais interessantes que visitei. Os critérios foram diversos: beleza natural, histórico, obsessão pessoal, cultural. Enfim, é apenas uma lista das minhas viagens prediletas.

1. Paris


Como não poderia deixar de ser. Sem dúvida, Paris me ensinou muita coisa, boas e ruins, de mim mesma. Marinheira de primeira viagem, tive de lidar com inúmeras adversidades na capital francesa. Hoje, Paris é um sonho distante, uma beleza fotográfica e deixou uma saudade de um tempo que não volta mais. Há muitas histórias dessa cidade neste blog, afinal foi um ano inteiro por lá...

2. Roma


Única cidade europeia que visitei duas vezes. Roma é infinita: ruínas, poder, histórias, comida, arte, diversidade. Impossível descrever a capital italiana em tão poucas linhas. Tem que conhecer para saber.

3. Sintra


Palco de algumas cenas de Os Maias, fui atrás dessa vila cravada nas montanhas de Portugal para sentir a singularidade da cidade, traduzida sobretudo pelo Palácio da Pena e pelo Castelo dos Mouros.

4. Mykonos


Mesmo tendo ido no inverno, em uma viagem cheia de contratempos, a ilha grega não poderia deixar de surpreender. A hospitalidade do povo, naquela época do ano descansado dos turistas que povoam a ilha entre junho e setembro, a cor do mar, as casinhas brancas... na Grécia, até os animais são receptivos.

5.  Lençóis Maranhenses


Com certeza, o lugar mais bonito que já visitei aqui no Brasil. Aquele deserto com piscinas naturais perfeitamente próprias para o banho, com águas transparentes e repletas de peixinhos. Para ajudar, a cor do céu é um espetáculo à parte. Só não é muito animador encarar a viagem de São Luís a Barreirinhas, de 4 horas, por uma estrada cheia de buracos. Depois, de Barreirinhas até o parque, mais uma hora em veículo com tração nas 4 rodas...

6. Cassis


Cassis é cercada de belezas: além de ser muito próxima a Marseille, também com suas belezas particulares, ela possui a maior falésia da França e calanques fascinantes, como essa da foto: a calanque d'en Vau.

7. Carcassonne


Das cidades medievais que conheci, Carcassonne foi a mais impressionante. Mais até do que o Mont Saint-Michel, que não é pouca coisa. Ela, que fica na cidade alta de Carcassonne (a parte baixa é moderna), foi toda restaurada no século XIX.

8. Caxadaço/ Dois Rios (Ilha Grande)


Foram 2 horas de caminhada até chegar a Dois Rios, praia linda da Ilha Grande onde ficava o presídio (aquele onde Graciliano ficou e que está retratado em Memórias do Cárcere). De lá, foi preciso andar por mais 1 hora em uma trilha difícil até chegar em Caxadaço e se deparar com essa beleza aí da foto. Valeu a pena. Só espero que a pequena praia não tenha sido invadida pelos barcos que deixam muita sujeira no mar - o que em geral está acontecendo em toda Ilha Grande.

9. Barcelona


Alegre, bonita e noturna: assim é Barcelona, cidade catalã. Apesar do pouco tempo em que fiquei lá, ela ficou marcada como um dos lugares mais interessantes que visitei. Além de tudo, foi lá que eu comi a melhor azeitona da minha vida, que para mim é coisa muito expressiva.

10. Canoa Quebrada


Por fim, fechando esse ciclo dos 10 mais (prometo parar por aqui), Canoa Quebrada, praia do Ceará. Mar calmo de águas mornas, falésias de areias coloridas (em Morro Branco elas são mais evidentes), reduto hippie e o melhor peixe que já comi na minha vida.

Nenhum comentário: