Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2009

Seis bilhões de outros

A exposição que está no Grand Palais, 6 milliards d'autres, parte de uma idéia um tanto simples: são entrevistas com pessoas de 75 países. Foram seis repórteres que saíram mundo afora procurando outras pessoas, fazendo as mesmas perguntas simples a pessoas muito diferentes: "O que você quer transmitir aos seus filhos? Qual é o seu maior medo? O que é o amor para você? Você perdoa facilmente? O que você acredita que há após a morte?", alguns exemplos das 40 perguntas formuladas. As respostas - as mais diversas possíveis - foram divididas por temas, editadas e expostas em tendas, espalhadas pelo salão do Grand Palais. Essa diversidade de respostas - independente do país, da cultura, da religião ou da etnia - garante alguns espantos, gargalhadas e histórias tristes. Os vídeos têm duração de 18 minutos a quase 1 hora. Para quem tem pouco tempo, é possível assistir apenas a alguns fragmentos do conjunto de depoimentos, que foi o nosso caso. Pena que pudemos ver tão pouco de tudo o que havia. Valeu, também, poder entrar e ver a beleza monumental do palácio.
Alexandre já está viajando de volta ao Brasil. Chega ainda hoje, apesar de uma escala de 5 horas em Lisboa. Vou usar as mesmas palavras de Tadeu, quando sua esposa foi embora: o que me consola é que em três semanas eu vou também.

4 comentários:

Vestígios do dia disse...

que bacana essa exposição... até quando fica lá??
aproveite esse tempo da melhor forma possìvel pra ter coisas maravilhosas pra contar pra nós que lemos teu blog e pro Alexandre quando você voltar...
Um abraço!

Elen disse...

Oi Camila,
a exposição é curtinha: fica apenas até dia 12 de fevereiro. Está superlotada, filas homéricas e sendo muito bem falada. Ela é, de fato, muito interessante.
Pode deixar que eu vou tentar aproveitar o que Paris pode oferecer.
Beijos.

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Não fique assim não... Ocupe o seu tempo com algo bem bacana, que ele passará mais rapidamente... Para mim já foi uma semana, e agora só faltam 2!!!! Ou seja, tá ai, já...

Um abraço,

Tadeu

Elen disse...

Oi Tadeu,
a coisa bem bacana pode se chamar tese, né?! Bem, eu ainda tenho muito o que trabalhar até ir embora; ocupação é o que não vai faltar. E tenho certeza de que o tempo passará rápido o bastante.
Abraço.