Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dias curtos

Dias seguidos de trabalho: tensão com o direcionamento da tese, acompanhamento da crise financeira, leituras atrasadas, últimos meses em Paris. Os dias estão cada vez mais curtos, não apenas pelo inverno - que encurta o dia - mas também pela quantidade de coisa a ser feita e o quanto o tempo passa rápido...

Por indicação de Patrícia, a moça que nos atendeu na Coisas do Brasil, fomos dar uma olhada no programa do Centre Culturel Gulbenkian, uma fundação portuguesa com sede em Paris, cuja programação cultural é de encher os olhos para qualquer amante literário. A de hoje: uma mesa-redonda sobre o trabalho do cineasta português Manoel de Oliveira (a presença dele estava agendada, mas ele está filmando em Rimini, na Itália, e não pôde vir). Este é o cineasta que produz há mais tempo (ele tem 99 anos e ainda está na ativa!). Saímos, portanto, da BNF e fomos direto ao centro. Com fome, Alexandre pensava alto: "Ai, uns pasteizinhos de Belém". Não teve. Ao contrário, foram quitutes e champagne.

Aproveitando a proximidade, resolvi passar pela Champs-Elysées para ver como ela é à noite (nunca a tinha visto anteriormente). E eis um testemunho, a foto acima, do Arco do Triunfo iluminado pelas luzes artificiais. Na volta para casa, alguns "encontros" inusitados; quase em casa, um bêbado que gritava feliz da vida: "Ils sont Obama; nous sommes Obama" (Eles são Obama; nós somos Obama). E eis que Obama surge, no horizonte mundial, como uma estrela da esperança, tal qual Lula foi um dia para o Brasil. Vejamos e esperemos o melhor.

2 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

Essa fundação, a Gulbenkian, é uma fundação muito importante também para a pequisa que desenvolvo. Isso porque, em 1966, eles fizeram uma encomenda a Olivier Messiaen. Isso resultou na escrita da peça "Transfiguration de Notre Signeur Jésus-Christ", para orquestra e côro, estreiada na capital lusa.
Quanto à Champs Elysées noturna, ela é muito bela. E, pelo menos as duas vezes em que fui lá nesse horário, há sempre movimento, com muitos restaurantes e cinemas abertos.
Um grande abraço,
Tadeu

Elen disse...

Tadeu, pensei - na verdade - que a avenida estaria iluminada com luzes natalinas. Dia desses vi um lugar decorado e pensei que a prefeitura já estivesse organizando as coisas pelo centro. Acho que me equivoquei. Mas, sim, ela é bonita à noite e bem agitada.