Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Coisas do Brasil

Para brasileiros que sentem saudades das comidas brasileiras, há uma loja em Paris que se chama Coisas do Brasil. Hoje fomos lá para comprar pão de queijo e, antes de sair, começamos a conversar com a moça que estava atendendo... brasileira, casada com francês, mora há dois anos em Paris e faz mestrado em... literatura! Vem de onde? São Paulo! Ela perguntou como eu me sentia aqui em Paris e eu e Alexandre começamos a falar algumas coisas da nossa vida daqui. Eis que uma senhora, que estava fazendo suas comprinhas, deu seu depoimento: é faxineira em Paris, mora aqui há 4 anos, chegou sem falar uma palavra do francês, sente muita saudade do Brasil e da família dela (são em 10 irmãos). Hoje ela estuda francês, tem um namorado aqui e participa do coral da Sorbonne. Sai a senhora e continuamos nossa conversa, agora sobre a relação na universidade. Chega uma moça, que fica quieta por muito tempo enquanto conversávamos. Mas eis que eu falei que tinha sobretudo amigos brasileiros por aqui. Depoimento da moça: "Eu me afastei dos brasileiros. Uma vez eu fui numa festa de brasileiros, deu um barraco e a polícia apareceu por lá! Ainda bem que eu estava legalizada. Depois disso, nunca mais quis ter contato com os brasileiros". Coisas do Brasil. Ou seriam da França?

4 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Muito obrigado pela sopa de palmito de hoje, estava uma delícia. Você comprou o palmito na "Coisas do Brasil" também?

Elen disse...

De nada, Tadeu. Eu comprei o palmito no Franprix mesmo, chama-se "Coeur de palmier".

Anônimo disse...

Oi Helen, adorei o texto !!!
Gostei muito de conhece-los neste dia !
Na verdade, é sempre um prazer literario encontrar pessoas que amam "a arte da palavra"!Ainda mais em terras napoleônicas!rs
Espero rencontra-los em breve !
Abraços "da moça brasileira"

Patricia

Elen disse...

Oi Patrícia,
sim, foi ótimo termos conversado aquele dia. Precisamos, com certeza, combinar algum dia para conversarmos mais... depois te passo, por email, meus telefones.
Bjs.