Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Quem tem boca vai a Roma

Apesar da presença do Vaticano, Roma incita vários pecados capitais em quem a visita. A gula é o principal deles. Come-se muito bem por lá, em qualquer canto da cidade, e não é muito caro.

Vejamos os cardápios: pela manhã, um caffè macchiato e um pão recheado de chocolate; ou então, o caffè latte com um outro doce qualquer maravilhosamente recheado. Almoço: ou uma das várias massas ou uma deliciosa pizza italiana e individual. Depois, um espresso bem à italiana: curtinho, cremoso e forte. De janta, pode-se optar por pizza a taglio ou um calzoni. Tudo isso acompanhado de vinho italiano rosso ou bianco. Mas se der fome no meio da tarde, vá a alguma das milhares de sorveterias e peça um gelato. Difícil manter a forma por lá, não?! Nada que uma boa caminhada ao longo do Tibre não ajude a resolver.

Próximo ao Vaticano experimentamos dois restaurantes interessantes e com um bom preço: Ristorante Il Papalino e Ristochicco Restaurant, ambos na Borgo Piu, ruazinha cheia de restaurantes. O primeiro ainda oferecia um garçom siciliano bem divertido e que se despediu de nós com um ciao bella. Lá, é possível sentir o sabor da massa caseira. No segundo, apesar da comida realmente muito saborosa, era um tanto pesada: bastante azeite e bacon.

Não recomendo: nas redondezas do Coliseu, um restaurante chamado Angelino ai Fiori. Não pela comida, que era muito boa, mas pelo atendimento ruim: o garçom, mal terminamos de pagar a conta, disse para nos retirarmos. Este foi, aliás, dica do Routard.

*****

Por falar em Routard: inúmeras informações equivocadas no guia. Restaurante que já não existe mais, itinerário de ônibus errado, preço de museus desatualizado.

Nenhum comentário: