Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2008

8 de maio de 1945


Hoje é feriado por aqui: dia da desocupação da França pelos alemães (ou, como dissemos para Esther, a alemã do andar: o dia em que os alemães perderam a guerra). Enfim, dia bonito, feriado prolongado (segunda-feira também é feriado), eu e Cristiane fomos bater perna pelo Marais.


Marais é um bairro conhecido por três características: é o bairro dos judeus, dos artistas e dos gays. E lá fomos nós em nossa incursão para a Place des Vosges. Ficamos costurando as ruas, andando, entrando nas lojas, descobrindo o bairro. Entramos em lojas de sapatos, em sebos, em lojas de brinquedos, de vinhos... até que chegamos ao lugar desejado: a Place des Vosges estava lotada de gente sentada no gramado tomando sol! Demos uma volta no square, passamos pela Maison de Victor Hugo e voltamos. Antes, claro, tomamos um sorvete na simpática Île de Saint-Louis e, por pura gula, comemos um lanche no Subway (para lembrar um pouco a vida de Barão Geraldo).

A primavera por aqui é fantástica: todo mundo sai de casa em dias de sol como o de hoje e vai aos parques tomar sol e ficar esticado na grama. Há de tudo: famílias inteiras que vão fazer piquiniques, casais que namoram desinibidamente no gramado, crianças que rolam na grama, velhinhos que passeiam. É uma imagem muito simpática.

A foto acima é da Notre-Dame vista dos fundos, na travessia da Île de la Cité para a Île de Saint-Louis, duas ilhas no meio do Sena.

Nenhum comentário: