Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2008

BNF

Semana reservada para resolver burocracias (ainda) pendentes. Hoje consegui solucionar duas pendências que já me incomodavam: a carteirinha de pesquisador na Biblioteca National da França e o Passe Navigo. Ambos se resolveram de forma bastante tranqüila.

Na BNF fui muito bem atendida, tanto pelo senhor que me indicou onde deveria fazer a carteirinha quanto pelo funcionário que fez a entrevista comigo. Sem muita burocracia, a sua confecção foi rápida e me dá acesso a um sem-número de documentos importantes para a pesquisa a que me propus fazer aqui.

Já quanto ao Passe Navigo, pensei que seria mais complicado: depois daquela senhora que se zangou porque eu não a compreendia, resolvi pedir o passe pela internet (sugestão de um ex-residente). Enfim, passado um mês, o passe ainda não tinha chegado. O uso desse passe significa uma boa economia com os transportes aqui, sem sovinices. E no mês que não o tinha em mãos, fui obrigada a dispor de um bom dinheiro para andar nos metrôs e ônibus. Fui, receosa, a um outro posto, perto daqui da Cité U. O senhor não foi necessariamente um exemplo de simpatia, mas resolveu muito rapidamente o problema, fez o passe em minutos e solucionou parte das minhas preocupações: assim como eu o entendi perfeitamente, ele também me compreendeu (e eu nem gaguejei)! Consigo mensurar a habituação à língua pela quantidade de "pardon" que solto num dia. Hoje, por exemplo, nem um único. Ufa!

Nenhum comentário: